2 de dez. de 2010

Vitória em DCEs e DAs fortalecem movimento estudantil gaúcho

Além da vitória no DCE da UFRGS, principal entidade do estado, a do DCE da FAPA mostrou a importância da unidade para derrotar os aliados dos governos e reitorias.
 
As últimas semanas foram de boas notícias para a esquerda combativa gaúcha. As eleições para o DCE da FAPA (Faculdade de Porto Alegre) culminaram com a vitória da Chapa 1 – “Da luta não me retiro – Oposição Unificada”, formada por estudantes da ANEL, Romper o Dia e independentes. Lá, o ano de 2010 foi marcado pela apatia de uma gestão coordenada pela direção majoritária da UNE (UJS/PT), que nada fez para fortalecer a luta dos estudantes das Universidades Privadas, além de se envolver em denúncias de corrupção.


Diante dessa situação a alternativa escolhida pelos estudantes foi clara: votar em uma chapa de luta e que apontou durante toda a eleição a necessidade de romper com a União Nacional dos Estudantes, que não serve mais para a luta. Com certeza foi uma grande vitória do ME combativa e da unidade da esquerda!

Além disso, a ANEL em conjunto com diversos coletivos e estudantes independentes foi vitoriosa na eleição dos DAs de Pedagogia, Letras, História, Ciências Sociais e Educação Física. Agora realizará no dia 05/12, no SindiCaixa (República, 92, Cidade Baixa), a partir das 14h, a II Assembléia Estadual da ANEL, com o intuito de unificar a luta do conjunto dos estudantes.

Por Matheus Pereira Gomes, da Direção de Juventude do PSTU Gaúcho

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe sua opinião! O PSTU Gaúcho agradece sua participação.