24 de jun de 2012

Matheus “Gordo”: Pré-candidato a vereador pela juventude da frente PSTU/CS




No dia 30/06, a Frente Política entre o PSTU e a Construção Socialista (CS) vai realizar a sua convenção e o ato político de lançamento da candidatura de Érico Correa para prefeito de Porto Alegre, a partir das 15h no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal. Também serão apresentados nossos candidatos a vereador, representantes das lutas e dos movimentos sociais, que defenderão as propostas políticas da classe trabalhadora e da juventude, construídas no calor das mobilizações!
Esse é o espírito da pré-candidatura de Matheus Gordo, 20 anos, estudante de História da UFRGS e membro da Secretaria Nacional de Juventude do PSTU. Temos ido todas as quartas-feiras à Esquina Democrática para que nossos pré-candidatos conversem com a população. Confira a entrevista com Matheus, organizada pelo Blog do PSTU Gaúcho:



PSTU Gaúcho: Como tem sido a sua trajetória no movimento estudantil/político e por que você foi escolhido para ser o candidato da juventude do PSTU ?

Matheus: Iniciei minha participação no movimento estudantil em 2008, quando estudava no Ensino Médio e estava no 3° ano, durante as lutas contra a governadora Yeda. Na mesma época entrei para a Juventude do PSTU e hoje faço parte da organização da nossa frente política com a CS. Em 2009, passei na UFRGS, fiz dois semestres de Ciências Sociais, mas depois troquei para Licenciatura em História. Participei da fundação da Assembléia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL) em 2009 e atualmente sou membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e representante discente no Conselho Universitário da UFRGS. Também construo o Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe em conjunto com jovens e trabalhadores negros ligados a CSP-Conlutas.

O PSTU/A juventude do PSTU tem uma militância que se realiza durante os 365 dias do ano. Estamos cotidianamente construindo as lutas da juventude contra a opressão e por acesso pleno à educação e à cultura em oposição aos governos. Nas eleições, eu acredito que é necessário apresentar uma alternativa política socialista, revolucionária e construída de forma coletiva com os movimentos sociais. A injustiça social/racial que reina no Brasil não é diferente em Porto Alegre e os jovens são os principais afetados sendo obrigados, na maioria das vezes, a abrir mão dos seus sonhos para se contentar em “apenas” sobreviver nessa sociedade desigual. Não queremos ficar só no “blá-blá-blá”. Faremos uma campanha para fortalecer as lutas que estão rolando como a Greve Nacional em defesa da Educação que já paralisa docentes, técnico-administrativos e estudantes do Brasil inteiro. Vamos pautar a necessidade de uma transformação social radical em Porto Alegre.

PSTU Gaúcho: A juventude do PSTU sempre traz à tona nas eleições temas polêmicos e pautas pouco abordadas pelas outras candidaturas. Quais serão as principais propostas e discussões que você irá apresentar nessa eleição?

Matheus: Na realidade temas polêmicos, como a legalização da maconha, são os debates que os jovens fazem todos os dias, mas que não tem espaço na mídia e não interessam a velhos políticos e partidos do poder. Em primeiro lugar, minha campanha será diferente, pois não vamos apresentar “soluções milagrosas” para a juventude como fazem todos os candidatos. Iremos apresentar no rádio, na TV e em nossos materiais a verdadeira realidade da capital, afirmando que um jovem vereador revolucionário na Câmara pode cumprir um papel importante denunciando para a população as falcatruas dessa falsa democracia, fortalecendo a organização dos jovens e sendo um porta-voz e um ponto de apoio das mobilizações e ações diretas, que são a única forma de mudar a realidade.

Vamos denunciar a situação da juventude negra, vítima do racismo e da violência policial, que é privada do acesso à educação básica e superior. Vamos defender a juventude LGBT pautando a criminalização da homofobia e o fim do desrespeito da prefeitura, que manda a polícia ameaçar os frequentadores dos bares na Cidade Baixa. Queremos discutir a questão da legalização e descriminalização do aborto, além de propostas para dar um fim à violência machista na capital, pois infelizmente cresce o número de jovens assassinadas por aqui. Vamos propor a prisão dos corruptos e corruptores, mandatos revogáveis na Câmara e que nenhum político receba mais que um trabalhador comum. Enfim, a “nossa cara” são as propostas radicais!

PSTU Gaúcho: O que significa fazer uma “campanha diferente” e como será organizada?
                                                                                          
Matheus: Uma “campanha diferente” nos dias de hoje é sinônimo de uma campanha independente! Temos orgulho de ser a única frente política que não aceitará dinheiro das empresas, pois até o PSOL já naturalizou essa prática. Hoje os parlamentos são verdadeiros “balcões de negócios” e isso começa nas campanhas, quando as empresas financiam os partidos, que elegem seus prefeitos e vereadores com o discurso de que são representantes do povo e dos jovens, nada mais mentiroso! Sabemos que “quem paga a banda escolhe a música”, por isso vemos corrupção e políticos que governam somente para os ricos. Nós temos um perfil, que é o da classe trabalhadora, portanto organizaremos tudo com o empenho da nossa militância e dos apoiadores. Ninguém vai receber dinheiro para fazer campanha, diferente de como será nas candidaturas de Manuela , Fortunatti e Villaverde.

PSTU Gaúcho: E como entrará o debate sobre o socialismo? Muitas vezes ele é tratado como utopia ou é identificado com quem está já está no poder, como Manuela. O que você pensa sobre isso?

Matheus Gordo: É um tema importante. As propostas e a forma de organizar a campanha são a materialização do nosso projeto político, ou seja, vamos defender o programa socialista aplicado aos problemas concretos da vida das pessoas. Esse programa é a expressão das necessidades de um setor da sociedade constituído pela classe trabalhadora, pela a juventude e pelo povo oprimido, ou melhor, os 99% que eram a referência do Ocuppy Wall Street. Não há como ser socialista e defender aliança com o PP de Maluf e de Ana Amélia, assim como o PC do B e o PT; não há como ser socialista e reprimir com violência quem pede aumento salarial ou protesta por mais verbas para a educação; não existe socialismo massacrando comunidades quilombolas e ocupações populares como o Pinheirinho; enfim, não existe socialismo governando com bancos, multinacionais e latifundiários. Dilma e a sua base, que inclui Manuela e Fortunatti, comemoraram na última semana que nosso país chegou à marca de 165 mil milionários. No entanto, o Brasil tem quase 200 milhões de habitantes e o restante da população como está?

Esses aí não representam o socialismo, apenas sujam essa bandeira e fortalecem a falsa ideia da utopia! Acredito que o socialismo não é uma utopia. Acho que utopia é acreditar na possibilidade de que a gente possa resolver os graves problemas sociais por dentro do capitalismo, o mesmo sistema que gerou esses problemas. O socialismo não é só possível, como é a única alternativa contra a barbárie que vivemos dia-a-dia e a juventude é fundamental na construção dessa alternativa, por isso deve estar junto com os trabalhadores! O que está acontecendo na Europa, no norte da África e no mundo árabe é a prova de que o povo na rua pode transformar a realidade. O socialismo deve ser identificado com esses processos e nossa referência esta aí, pois queremos o povo controlando o sistema político e econômico de fato!

PSTU Gaúcho: Já que estamos no início da campanha, em vez de pedirmos uma mensagem final, gostaríamos de suas palavras iniciais aos internautas,  jovens e trabalhadores da capital!

Matheus: É apenas o começo mesmo. Aliás, utilizaremos bastante à internet nessa campanha, já que ela é um meio de comunicação democrático, diferente da TV e do rádio, onde somente os partidos da elite aparecem. Desde já quero chamar todos os jovens que participam do movimento social para construir a nossa plataforma política e participar das discussões da Frente Política PSTU/CS. Essa frente é a grande novidade da esquerda gaúcha e já cumpre um papel muito importante nas lutas de diversas categorias como os professores do estado, os metroviários, os bancários, os trabalhadores do setor da informática e um longo etc. Convoco todos àqueles, que acreditam que é possível construir uma nova sociedade, a conhecerem a frente e apoiarem a pré-candidatura de Érico Correa para a prefeitura da capital. Faremos uma campanha limpa, em todos os aspectos, mas acima de tudo, uma campanha “pra cima” e muito militante. Conto com o apoio de geral!

11 comentários :

  1. Ae Matheus grande abraço do brchan.org/b/ toda a galera de RS vai votar em peso em ti.
    O brchan eh um forum de politica onde debatemos melhorias para a sociedade. Bom saber que tem alguem da juventude ae na luta contra a homofobia

    abrasso, depois passa la e da um oi pra galera blza?

    -Konrad Scorciapino (administrador)

    ResponderExcluir
  2. Lixo "ELES" achaM que representa Mcomunidades ou povo!Se eleS fosseM algo semelhante A uma pessoa, não teriaM feito o que fIZERAM para representar o que diz ser o que pretende fazer como DP.FDRL, POIS COMANDARAM UM VANDALISMO CRETINO SUJANDO A IMAGEM DO QUE DIZ REPRESENTAR .VANDALO INUTI, OS COMPARSAS DEPREDARAM ESTABELECIMENTOS PARTICULARES ASSIM COM PÚBLICOS E AINDA QUEREM REPRESENTAR ALGUÉM!o POVO É BURRO MESMO.PELO AMOR DE DEUS.MAS NÃO É POR MENOS TEVE TIRIRICAS DA VIDA, TERRORISTAS, E UMA CAMBADA DESSA CORJA NOJENTA QUE SE DEFINE EM PROL DA SOCIEDADE.LIXOS, O LIXO TEM MAIS VALOR DO QUE ESSES VERMES!8 BILHÕES DE ANOS E O QUE ELE REPRESENTA SER SER HUMANO?! NÃO APRENDEU NEM LIMPAR A BUNDA AINDA, ENTÃO QUER DIZER QUE FARÃO TODAS AS PROMESSAS QUE ACHAM "LUDIBRIAM O POVO COM PROMESSAS"VERMES" QUE COLOCARÃO EM PRÁTICA AS PROPOSTAS SEM AO MENOS SABEREM LIMPAR A BUNDA PRIMEIRO.A POPULAÇÃO DURANTE ESSES 8 BILHÕES DE ANOS NÃO CONSEGUIU FAZER QUE É O MINIMO LIMPAR AS NÁDEGAS, ACHAM QUE VÃO MUDAR A POSIÇÃO DOS VERMES DA POLITICA?!É UMA PIADA FRENTE A UMA BADERNA E AINDA SE ELEGEM-OS!PALHAÇADA É SIM UMA VERGONHA PRA RAÇA DELES!ELES TEM QUE SER CASTRADO, OU VÃO QUERER CARTILHA GAY TAMBÉM?QUE REPRESENTAÇÃO ELE TEM PARA COM A RAÇA DELE POIS FAZER O QUE FEZ REPRESENTANDO-OS ISSO É UMA VERGONHA PRA ELES MESMOS.CONTRA A HOMOFOBIA É UMA PIADA, ELE VAI QUERER QUE AS CRIANÇAS SEJAM VIOLADAS PARA SABEREM O QUE QUEREM SER QUANDO ADULTAS IGUAL O INÚTIL DO OUTRO DP. FDRL DO WILLI~NS NOJEIRA.ITALIANO AINDA O .....PELO AMOR DE DEUS. NA PRÓXIMA ELES ELEGEM O PALE HIGIÊNICO ASSIM TODOS PODEM EXERCER UMA FUNÇÃO DIGNA E APRENDER O QUE NÃO APRENDERAM FAZER DESDE 8 BILHÕES + OU - QUE E LIMPAR A BUNDA, QUER DIZER A CARA DO....E A SUJEIRA QUE ELES MESMO PRODUZEM.....LAVAGEM CEREBRAL IDIOTICE, QUANTO MAIS GAYS MENOS CONTIGENTE, ISSO É LAVAGEM DO IMPERIALISMO QUE QUERES COMBATER, IDIOTAS, POIS DE ONDE VIERAM OS GAYS DE UM HOMEM E UMA MULHER SE FICAR COM ESSA BADERNA DE QUE GAY É UMA SOLUÇÃO PARA COMBATER DIFERENÇAS É PIADA, POIS SÃO LASCIVOS NÃO SE RESPEITAM NEM A ELES MESMOS E ACABANDO COM A PORCENTAGEM DE ADULTOS HÉTEROS NEM ELES MESMO VÃO EXISTIR, POIS QUEM IRÁ REPRODUZIR O SER HUMANOS, PR ISSO OUTRO VERME DISSE QUE O ÓRGÃO EXCRETOR É A BOCA DELE, ISSO É OUTRO VERME POLITCS SE ACHAS QUE É AGRESSÕ REPENSE NO QUE CONDIZ AS PROPOSTAS DELES, POIS NEM AO MENOS LIMPAM A BUNDA A 8 BILHOES DE ANOS E OS GAYS NVÃO EXISTIR COMO SE HAVER ESSA APOLOGIA A FAVOR DA IDIOTICE QUE É DIZER SER GAY É LINDO OH..... OK EXISTAM, MAS QUE É UMA APOLOGIA MAQUIADA DO IMPERIALISMO E SÓ VCS NÃO ENXERGAM É FATO, QUANTO MENOR O CONTINGENTE DE HÉTEROS MENOS CONTINGENTE TERÁ O PAIS QUE ELES QUEREM REGER COMO ELEITOS FATO.ENTRE OUTRAS BABOSEIRAS QUE ELES PROMETEM E NADA FAZEM, ISSO É UMA BADERNA CASO ACHEM DEMAIS OU ERRO RELEIAM A CONSTITUIÇÃO E REVEJAM TODOS OS ATOS DE "TODOS", TODOS SINGULAR E PLURALMENTE, NJNTS

    ResponderExcluir
  3. PENA QUE APAGOU O QUE EU IRIA POSTAR MAS UDO BEM STA NA SINERGIA ASTRAL....:)

    ResponderExcluir
  4. lavagem cerebral, diz representar o boina verde que fumava charutos dos mercenários e ostentava os roubos que ele dizia combater e praticava........ a cara do imperialismo...............

    ResponderExcluir
  5. pra pessoa par.béns, mas pelos atos njntssssssssss na totalidade democrática socialista; etc, nos seus diversos ângulos diretrizes e lados farsa njnts fora divisões partidarias politicas territorialistas etc, a união faz a força, chega de se venderem para outros paíes por troca de beneficios economicos e vise versa, acordem presidentes de partds, como é mesmo independencia ou.....estão se deixando levar pelo imperialismo e mercenarismo elitizado ou não para a morte.....muito melhor unifcar todos e serem uteis uns para com os outros do que ficar essa badrena divisonalista, todos somos um, em um só, todos somos um em um todo, dai tu descobre qm - - - - - etc m +

    ResponderExcluir
  6. muito militante... consta no FB é a proposta de tal, pelo amor de Deus.. piada.Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado. Primeiro tentaram denegrir os próprios trabalhadores no movimento para baixar tarifas de transporte público etc, nesse setor pessoas seriam desempregadas, e a frente estaria fazendo o que?seu papel de unificação dos trabalhadores ou contra eles, com aquela baderna. Não representam nem jovem nem povo esses que fizeram o que fizeram depredando patrimônios de outros trabalhadores, "patrimonios particulares". e públicos, sendo que seus pais e assemelhados fazem parte desse contingente contribuinte economicamente. E mais contra a desmilitarização da policia militar, com a primeira frase da pra perceber até que ponto chega a lavagem cerebral , sugestionalismo barato e hipocrisia.
    Querem cartilha gay para definirem o que seus filhos serão quando adultos, sendo violados por adultos para saberem seu genero?Gays,caso não saibam, vieram de um relacionamento homem e mulher se não existirem héteros não existiram gays.
    Isso é maquiavelice de sugestionalismo de países do europeus etc, pois ser gay pra quem é ok , mas essa de que gay é legal é lindo é bonito, e que merece isso ou aquilo, é hipocrisa, é o próprio preconceito e ato, pois eles são diferentes como qualquer outro a situação é unificar as diferenças e não denegrir mais elas, todos são diferentes.Respeito para com eles geram respeito então que todos se respeitem o espaço existe para todos fora essa divisão de conceito preceitos e etc em ...ceitos.Quanto mais entrarem nessa divisibilizar classes credos e pele, religião etc é passado, o Brasil e qualquer outro pseudo país tem que unificar inteligência proporcionar o creswcimento qualitatio educional profissionalizante e cidadão, que ´o que nenhum desses fazem.Pois só pregam mais diferenças.Cotas então todos irão quere cotas os brancos também, ao inés de dar cotas, e viver de bolsa isso bolsa aquilo, faz um trabalho comunitário e incentiva os joens que dizem ser menos proidos de oportunidades, serem estimulados a contribuir com educação pessoal e totalitaria, assim não haverá a desculpa que são menos faorecidos, etc, pois é do tempo de pedro alares cabral, PASSADO, E DE PASSDO NÃO SE VIVE. O FUTURO É QUALIFICAR A EDUCAÇÃO E PROFISSIONALIZAR OS CIDADÃOS PARA ELES VEREM OS RAIOS DE SOL BRLHAREM NESSA PÁTRIA DE UM SOLO FÉRTIL E DE UMA MÃE GENTIL.NÃO GERAR MAIS CONFILTOS COM CONTRADITORIEDADES ESQUEMATICAS QUE DENIGREM A PRÓPRIA IMAGEM DE QUEM FAZ AS PROMESSAS DE MUDANÇAS ETC....

    ResponderExcluir
  7. ESTIMULE A EDUCAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DO TODO , NÃO FAÇA PROMESSAS.
    qUEM IRÁ QUERER QUE UM FILHO SEJA ABUSADO PARA SABER O QUE ELE QUER SER QUANDO ADULTO COM RELAÇÃO A SUA SEXUALIDADE, SE EXISTE ALGUM SER DESSES DEVE ESTAR EM MUNDOM IRREAL, POIS ISSO SIM É DENEGRIR A IMAGEM DO SER HUMANO, NÃO ESSA PALHAÇADA DE COTAS DE APOLOGIA AO HOMOSSEXUALISMO, QUE ELES EXISTAM, MAS QUE SAIBAM QUE PRA EXISTIREM PRECISAM DE UM HOMEM E UMA MULHER PRA GERIREM ELES.A QUEM DIGA QUE ADOTAM, MAS E AI, VÃO QUERER VIOLAR AS ELES PRA DEFINIREM SEU GENERO, ISSO É UMA LAVAGEM IMPLANTADA DE PAÍSES ESTRANGEIROS , POIS QUANTO MENOS CONTIGENTE DE HOMENS E MULHERES, MENOS CONTIGENTE DE CIDADÃO EXISTIRÁ E MAIS FÁCIL FICA DE DOMINAREM O QUE NEM DO BRASIL É A DIGNIDADE DE EXISTIREM DENTRO DESSA PATRIA DE UMA MÃE FÉRTIL E GENTIL. COLOQUEM EM PAUTA A QUALIFICAÇÃO E O INCENTIVOS PARA ESSES MENOS FAVORECIDOS EXCERCEREM UMA FUNÇÃO EM PROL DELES E DO PRÓXIMO NÃO MAIS APOLOGIA E DESCRIMINALIZAÇÃO, FORA DIVISÃO PARTIDARIA TERRITORIALISTA E DIVERGENCIAS DE PONTOS DE VISTA, COM BASES CIENTIFICAS OU NÃO. A UNIÃO FAZ A FORÇA, E DESSA FORÇA SÓ TEMOS VISTOS FRACOS QUE AINDA UTILIZAM COM LEMA LUTEMOS PARA MOSTRAMOS ALOR CONSTÂNCIA, O CONTRÁRIO A ESSE LEMA EXISTE A PALAVRA LABUTAR QUE EM SEU SIGNIFICADO QUER DIZER TRABALHAR PERSEVERANTEMENTE. CRIEM ESSAS POSSIBILIDADES DE CRESCIMENTO E NÃO MAIS DISCÓRDIA E APOLOGIA A FAVOR DISSO OU DAQUILO. FORA ESSE DIVISIONALISMO CORRUPTO E HIPÓCRITA.
    O MAIOR PRECONCEITUOSO SÃO OS PRÓPRIOS QUE SE SENTEM EXCLUÍDOS, POIS TENHOS VÁRIOS CONHECIDOS "AMIGOS" AFRO DESCENDENTES QUE SE MENOSPREZAM PELO SIMPLES FATO DE SEREM CHAMADOS DE _ _ _ _ _, POIS TEM DIGNIDADE E HOMBRIDADE E NÃO SE ENXERGAM COMO EXCLUIDOS MERECENDO PRIVILÉGIOS ELES FAZEM PARTE DA CLASSE DE CIDADÃOS QUE QUEREM O CRESCIMENTO DO TODO, E NÃO DE UMA CLASSE UM CREDO UMA RAÇA OU ETC E SIM DE TUDO E DE TODOS, POIS QUEM FOR CONTRA ESSA REALIDADE SÃO OS PRÓPRIOS RACISTAS E PRECONCEITUOSOS, POIS DE PASSADO QUEM VIVEM É O TEMPO, E NÃO AS PESSOAS QUE SÃO SUFICIENTEMENTE ESCLARECIDAS E QUE NÃO VEEM A DIFERENÇA COMO UMA DIFERENÇA E SIM COMO UM ESTIMULO CADA VEZ MAIOR PARA UNIRMOS TODAS AS NOSSSAS FACULDADES MENTAIS PARA SERMOS ÚTEIS UNS PARA COM OS OUTROS.UTOPIA PRA QUEM É CEGO DE VERDADE OU FASCISTAS ENRUSTIDOS. EXISTIAM SOMENTE DOIS OU MAIS PARTIDOS DEPOIS D DEMOCRATIZAÇÃO VIERAM ESSES OUTROS TANTOS, QUE FIZERAM COM QUE ESSA BADERNA SE INSTAURASSE.
    PORQUE NÃO QUEREM QUALIFICAR! POIS QUEM SÃO OS DONOS DO PAÍS?AS INDUSTRIAS ESTRANGEIRAS QUE SÃO COOPTADAS PARA USAREM OS CIDADÃO DO PAÍS MATÉRIA PRIMA ABUNDANTE NO PAÍS QUE REMANUFATURADA, VENDIDA E RECOMPRADA, ISSO SIM DESCRIMINALIZAÇÃO COM ÁRIOS CEITOS ENVOLVIDOS NESSE CAOS POLITICO POR NBRIGA NO ASCENCIONISMO INDIVIDUALISTA HIPÓCRITA E CORRUPTO .pORQUE SÃO ATRAÍDOS PELO POLITICOS BRAILEIROS E ASSEMELHADOS, POR TROCA DE BENEFICIOS FISCAIS E ECONOMICOS, ISSO É O QUE QUEREM LUDIBRIAR O POVO E DESINFOMAR CADA EZ MAIS COM MENOS EDUCAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO QUALITATIA, POIS VENDEM A MÃO DE OBRA BARATA POR FINS LUCRATIVOS ECONOMICOS E FISCAIS... REPENSEM ANTES DE FAZEREM PROMESSAS, AJAM COM CONSCIÊNCIA E VEJAM QUANTO VALOR CONSTÂNCIA EXISTEM NESSA JUSTA LABUTA.

    ResponderExcluir
  8. ERROS DO TECLADO...rs

    ResponderExcluir
  9. e muito mais mas não vou ficar servindo pra mais gente que dsde antes da segunda guerra mundial age como inutil roubando idéias dos outros vcs devem saber _ _ _ m _ _ u

    ResponderExcluir
  10. apaguem tudo.... pra não ficar vergonhoso... mas utilizem a consciência para verem se estou errado.....opiniões ataques ou etc não irá convalescer a condição de proposta dos mesmos que lerem. apague. e utilize o que há de útil.Unifique-se e mostre valor constância nessa labutan pelo o que é melhor para o todo e não para um individuo. +.

    ResponderExcluir
  11. tenho muitas propostas e idéias de projetos eficasses mas não necessito de oposição pois a labuta é para o todo. e não para milicias grupos ou mafias cartéis etc... o medo esta na cabeça de quem me julga, sejamos úteis uns para com os outros.Isso são valores de um cidadão. não uma ascensão pessoal para criar um ícone.Faça a diferença não crie diferença, todos somos diferentes unamos nossa inteligência não para a melhoria individualista e corrupta mas para o todo existencialista do planeta.Fora as divisões + e - deixem somente para a física e não para cotidiano do ser humano.Tratemos nosso valores não como uma utopia e sim para o crescimento de todos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! O PSTU Gaúcho agradece sua participação.