25 de set. de 2015

SINDICATO DAS/OS COMERCIÁRIAS/OS DE ERECHIM/RS FILIA-SE À CSP-CONLUTAS


No dia 24 de setembro, em meio a uma forte chuva, ocorreu a assembleia geral da categoria que aprovou a desfiliação do sindicato da CUT e sua filiação à CSP-Conlutas. A atividade contou com a presença e o apoio do Sindicato dos Comerciários de Passo Fundo, Sindicado dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, além do sindicato dos docentes da UFFS (SINDUFFS), seção do ANDES-SN, que também é parte da central.

 O debate pautou temas como o papel da CUT neste momento de crise econômica e política, que se lança na defesa do governo Dilma, bem como o papel da Força Sindical, que se abraça na oposição de direita capitaneada pelo PSDB e a necessidade de se criar um campo dos trabalhadores para enfrentar a crise e o governo de Dilma Roussef e seus opositores burgueses.

O problema da independência do movimento sindical brasileiro diante dos governos, principalmente numa situação como a atual, foi o centro do debate. Também foram pautadas questões como a organização dos setores da classe que sofrem com preconceito e discriminação, como as mulheres, os negros e o LGBTs, que se organizam dentro da CSP-Conlutas em setoriais específicos e travam suas lutas no marco da luta de classes. Com uma grande presença de mulheres comerciárias, foi discutida a questão das creches e do assédio moral e sexual que as mulheres sofrem no comércio. A importância de se construir um sindicato combativo, que esteja junto com os trabalhadores do comércio nas lojas e nos mercados foi muito destacada.

 A diretora Débora Martins reivindicou as assembleias e atos de rua que a nova direção vem realizando e ressaltou que essa será a marca desta gestão, decisões tomadas pela base e muita luta contra os patrões. Com essa filiação a cidade de Erechim conta agora com duas entidades que compõem a CSP-Conlutas - SINDUFFS - ANDES e Sindicomerciários, além do apoio da central que está sendo organizada localmente em Passo Fundo e região.

 Por Douglas Santos Alves - SINDUFFS/ANDES - Erechim

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe sua opinião! O PSTU Gaúcho agradece sua participação.