23 de jul. de 2012

Por que voto 16?

escrito por Maíra Teixeira C'Cordeiro (estudante de letras da UFRGS)


O Gordo, eu e o Érico na festa de lançamento do comitê de campanha, sábado 7 de julho.


Ah, essa Mairinha politiqueira! Sempre né? Mas sou assumida mesmo. Tenho candidato para as próximas eleições em Porto Alegre: Matheus Gordo para vereador (16160) e Érico Corrêa para prefeito (16). Tô bem animada. Mas como estou indo pra Mobilidade Acadêmica da Argentina no início de Agosto não vou poder continuar na rua com a campanha durante muito tempo. Vou ter  continuar só pelo Facebook. Snif! Mas enfim, aí vai um pouco mais sobre os candidatos que apóio.

O Gordo é de luta desde quando era secundarista. Fazia parte de um coletivo combativo no colégio Tubino, onde estudava. Mas eu conheci ele foi no início de 2009, logo que passou no vestibular. Sempre foi ativo no movimento estudantil da UFRGS, participou ativamente da fundação da ANEL e da construção da mesma no Rio Grande do Sul. Tem atuado no DCE desde o final de 2010 (quando a direita foi vencida nas eleições) sempre pautando os direitos dos jovens e estudantes, melhorias na educação. Sempre faz também a denúncia do programa REUNI e participa da campanha pelos 10% do PIB. Também faz parte do movimentoQuilombo Raça e Classe, onde toca uma luta na qual é referência onde quer que atue: o combate ao racismo, sendo presença certa em qualquer espaço sobre esse tema.

O Érico é funcionário público e presidente doSindicaixa. Faz parte da executiva estadual gaúcha da CSP-Conlutas (central sindical à qual a ANEL é filiada). Esteve na luta pelo Fora Yeda e tem denunciado os ataques do governo Tarso aos trabalhadores. Faz parte da direção da CS (Construção Socialista), corrente combativa que compõe a frente com o PSTU para essas eleições municipais. Essa frente consolida o processo de fusão que está ocorrendo entre as duas organizações, que há muito tempo atuam juntas nos movimentos sindical e estudantil.

A grande diferença do programa dessa frente, pra mim, é a defesa real dos interesses dos trabalhadores. Estamos fazendo uma campanha que não tem medo de fazer denúncias pois somos realmente idependentes politicamente. Pra manter essa independência não aceitamos ajuda de empresas pois sabemos que "quem paga a banda escolhe a música". Também não fizemos alianças com partidos maiores porque para isso teríamos de rebaixar nosso programa, por mais que isso talvez nos desse maiores possibilidades de ganhar as eleições. Aliás, as eleições não são o nosso foco. Sabemos que quem vence são as grandes alianças incoerentes e o dinheiro investido em propaganda (não as propostas). O que queremos mesmo é conscientizar as pessoas e divulgar nosso programa socialista.

Para saber mais sobre as candidaturas sujiro o blog do PSTU Gaúcho.
Pra saber mais sobre o partido, sujiro o seu site nacional.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe sua opinião! O PSTU Gaúcho agradece sua participação.