28 de jun de 2014

Aniversário de Stonewall para Relembrar a História da Luta contra a Homofobia

HÁ 45 ANOS, A REBELIÃO DE STONEWALL

Em 28 de junho de 1969, lésbicas, gays, bissexuais e travestis que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, cansados da violência policial com constantes batidas repressivas, partiram para o confronto. Durante quatro dias, tomaram as ruas, fizeram barricadas, tombaram e atearam fogo em carros, resistindo à violência do Estado. Um ano depois, mais de 10 mil homossexuais marcharam pela cidade comemorando o primeiro aniversário da rebelião de Stonewall. O Bar Stonewall se transformou no marco zero da luta contra a homofobia.

Hoje, 45 anos depois, o dia 28 de junho é comemorado como o dia do orgulho LGBT. Surgiram as paradas e o movimento homossexual organizado, impondo transformações na sociedade, derrubando leis anti-homossexuais e conquistando alguns direitos em diversos países. No entanto, homossexuais continuam sendo alvo de discriminações, que vão desde piadas e comentários cotidianos até violência física e de assassinatos. É urgente e necessária a aprovação de leis que criminalizem a homofobia como meio de coibi-la em todas as suas formas. Mas a libertação completa virá com uma nova sociedade socialista, em que o ser humano terá liberdade total para exercer sua sexualidade.

Hoje, comemoramos o dia do orgulho gay e as conquistas que a luta LGBT obteve até aqui. Porém, mais do que tudo, manifestamos a necessidade de se continuar lutando!