13 de nov. de 2016

PORTO ALEGRE NAS JORNADAS DE LUTA: DIA 11 FOI GRANDE! DIA 25 SERÁ MAIOR!



Ato reuniu cerca de 15 mil manifestantes que saíram em caminhada pelas ruas da capital

O dia 11 de novembro deixou a marca de um importante dia de luta, com vários municípios do Brasil aderindo às mobilizações, paralisações e atos contra a PEC 55 (antiga 241), as reformas trabalhista e previdenciária, dentre outras tentativas de retirada de direitos pelo governo contra a classe trabalhadora. A iniciativa tomada em conjunto com várias centrais sindicais, dentre elas a CSP CONLUTAS, está dentro das jornadas de luta que prepara agora o dia 25 de novembro como uma data ainda maior e mais forte de mobilizações e paralisações nacionais em diversas categorias, como o setor de transporte.

Em Porto Alegre, o dia foi intenso, começando cedo em vários pontos da cidade, nas ruas e universidades, com resistência forte dos manifestantes em meio à repressão policial. No final do dia, um grande ato reuniu cerca de 15 mil pessoas em caminhada, partindo da Esquina Democrática, passando pelo túnel da Conceição e descendo a perimetral até o Largo Zumbi dos Palmares. Dentre trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, sindicatos, partidos e movimentos populares, a marcha seguiu tranquila e com adesão da população nas ruas e prédios do centro da cidade. 
A juventude organizada e muitos independentes que hoje ocupam as escolas e universidades da capital gaúcha estiveram presentes e atuantes, gritando palavras de ordem e carregando bandeiras e faixas.



As manifestações e lutas por todo o país continuam e se unificam no próximo dia 25 de novembro, Dia Nacional de Greves e Paralisações, quando muitos outros trabalhadores e trabalhadoras também vão parar novamente para enfrentar os ataques do governo. O caminho, a partir desse novo dia de luta, é construir uma Greve Geral para barrar as medidas, ajustes e reformas que tramitam no congresso, como forma de fazer os trabalhadores pagarem pela crise.

É dessa forma, organizados, unificados, fazendo greves, mobilizações e parando fábricas e outros setores que movem a produção desse país que conseguiremos manter e avançar as conquistas históricas que tivemos até hoje com tanta luta. No próximo dia 25, vamos às ruas novamente mostrar a força que temos e como podemos barrar os ataques desse governo e de qualquer outro que queira retirar nossos direitos.

Fora Temer!
Fora Todos Eles!
Greve Geral Já!

Por um governo socialista dos trabalhadores formado por Conselhos Populares!

Um comentário :

  1. Mais uma prova de uma luta, diguina.
    por uma verdadeira democracia.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! O PSTU Gaúcho agradece sua participação.